Os tubos de latão com parede fina têm aplicação restrita na indústria. Os tubos de latão com parede fina são obtidos através do processo de trefilação, partindo de um tubo com espessura padrão de mercado.
Muito utilizados em manômetros e tubos para bijuteria, os tubos de latão com parede fina podem ser produzidos com espessuras de até 0,10 mm. Por serem tão finos, os tubos de latão com parede fina são muito delicados, e precisam passar por um processo delicado para não romper.
TREFILAÇÃO DE TUBOS DE LATÃO COM PAREDE FINA
O processo de trefilação de tubos de latão com parede fina consiste em puxar um tubo através de uma matriz cônica e com um pino interno possibilitar o escoamento do material, reduzindo o diâmetro e a espessura do tubo de latão.
Para minimizar o atrito, são utilizados lubrificantes e dependendo da espessura desejada, se faz necessário realizar diversas etapas de trefilação. Como existe escoamento de material, existe um aumento no comprimento da barra.
METALFAMA - SOLUÇÕES PARA INDÚSTRIAS DE DIVERSOS SEGMENTOS
A Metalfama Ind. e Com. de Metais Ltda. é uma empresa de trefilação, corte e usinagem de latão, cobre alumínio, cupro níquel e outras ligas não ferrosas. A empresa, que atua no mercado desde o ano de 1999, realiza também o processo de trefilação de tubos de latão com parede fina.
A companhia oferece a seus clientes as mais diversas soluções em materiais não ferrosos, como tubos e vergalhões, além de comercializar também os mais variados tipos de peças que não são facilmente encontrados no mercado, tais como tubo de latão para bijuteria, trefilados sob encomenda ou fora do padrão, tubo de latão para chimarrão, tubo de latão para maçarico, tubo de latão para terminais elétricos, vergalhões de latão trefilados sob encomenda ou fora do padrão, tubo de latão retangular, tubo de latão quadrado, tubo de latão para corrimão e tubo de latão helicoidal.
A Metalfama Ind. e Com. de Metais Ltda. possui um rigoroso controle de qualidade e certificação ISO 9001. Seus instrumentos de medição são calibrados e precisos, o que permite atingir tolerância de até 0,01 mm. Além disso, possui laboratórios próprios que permitem testes químicos e mecânicos.